quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jogos Olímpicos e a Política

Qual é a origem histórica dos jogos?
Na antiguidade, os mesmos inventores da democracia os gregos, criam os jogos Olímpicos. Um tempo de união e consagração, tempo o qual as diferenças eram decididas em disputas esportivas. Qual era o valor desta festa que acontecia em Olimpia? Quais os motivos que faziam até guerras cessarem?
Faço estas indagações, pois nos últimos dias vimos o falso moralismo principalmnete das autoridades européias que boicotarão a abertura dops jogos alegando apoio ao Tibete. Longe de mim apoiar as barbaridades de qualquer dominação ou defender uma não autonomia dos povos. Mais os protestos que se vê para com a chama Olímpica é totalemnte errado, e fora de ocasião. Pois a tocha, ou o fogo sagrado era o sinal para o fim das disputas, fim das diferenças políticas, fim das guerras. Todos partiam para a cidade sagrada de Olímpia, disputar o apreço dos Deuses.
Espero que após os jogos e depois da tocha os governantes e artistas tenham a mesma vontade e o mesmo afinco de defender o Tibete, não só passar horas nas aulas de yoga e ler livros de auto ajuda do guru Dalai Lama, ou pagar por horas as suas palestras.
Que todos nossos cidadões do Mundo possamos olhar para o Tibete e lutar pela sua autonomia e principalmente a paz.

Um comentário:

Rafael Walter disse...

Pinkão, mais uma vez
magnífico o texto,
tinha dado uma lida rápida
sobre a situação,
mas não tinha conhecia ainda tua visão,
e que não se aproveitem da situação oportunistas apenas para aparecer,
é isso aí,

abraço ao pessoal da juventude
e até mais