quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Desmatamento é origem do caos

Falta de cobertura vegetal pode ter influenciado deslizamentos de terra na região do Vale do Itajaí

A falta de respeito pelo meio ambiente pode ter sido a principal causa da destruição em Santa Catarina. As chuvas não poderiam ser evitadas. Mas os deslizamentos, que têm sido os causadores das maiores tragédias da região nos últimos dias, esses sim não precisavam ter acontecido. A ausência de cobertura vegetal nos morros e na beira dos rios é que teria propiciado os desmoronamentos de terra.
De acordo com a pesquisadora Beate Frank, secretária executiva do Comitê do Itajaí, as Áreas de Preservação Permanente da região são pouco respeitadas, porque os urbanistas tendem a não aceitar os limites impostos pelo Código Florestal (CF), de 1965. “Eles defendem que, nas áreas urbanas, o que vale é o plano de gestão urbana”, diz. Em Blumenau, por exemplo, pode-se construir a cinco metros dos rios em vez dos 30 metros exigidos pelo CF.
De acordo com Beate, o grande número de ocupações “irregulares” cria áreas de risco sem proteção da vegetação. “A cobertura florestal não é enfeite”, diz. “Nessas chuvas, os deslizamentos aconteceram em áreas de risco inimagináveis. Eles atingiram não só as regiões pobres, mas também áreas consideradas nobres”, completa.
O diretor da Defesa Civil de Santa Catarina, major Marcio Luis Alves, afirma que os problemas aconteceram pelas chuvas intensas e contínuas. “O desastre não respeitou fronteiras, características do solo, nem classe social. Deslizamentos de terra ocorreram em mais de 22 cidades do estado e soterramentos em 14 municípios. Isso não se deve a uma condição estrutural, mas a um fenômeno que assola Santa Catarina há três meses e meio”, diz. Alves defende que é preciso avaliar cada caso para detectar se o solo está sendo afetado pela falta de proteção ou se a precipitação em ritmo intenso foi responsável.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: