quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Capitalismo na encruzilhada?

O capitalismos esta longe de acabar. Esta na encruzilhada, mas vai conseguir passar por ela.

O maior problema do sistema capitalista é o liberalismo econômico, principalmente o praticado pelos EUA. Onde o Estado não interfere radicalmente nas politicas econômicas e não controla as operações financeiras, neste caso, os bancos.

E ai eles tiveram que socorrer as instituições que emprestaram mais dinheiro do que realmente existia no caixa do Banco Central Americano. As consequências são as vividas no país, o governo deixa de investir e a recessão assusta o norte estadunidense.

Diferente do Brasil onde o BC controla algumas operações de crédito dos bancos e a maioria das grandes dividas do país e da população, é gerenciada por bancos públicos exemplo disso a Caixa, nela o governo controla totalmente as operações.

Ainda temos o novo capitalismo o Chines, eu conheço pouco deste, mas ele é evidente, e ja se faz poderoso no mundo, por isso ficar discutindo socialismo e capitalismo com perspectivas ideológicas é debater assunto velho e somente em uma concepção de história, de determinado tempo no passado. Para fazer uma anotação sobre isso, as economias geridas de forma socialista como concebida em vigor nos dias de hoje, somente estão em prática na Coréia do Norte, a penúltima era Cuba, que lentamente se abre a uma economia capitalista, seguindo exemplo Chines, temos que aguardar para ver, ainda é cedo para analisar este processo cubano.

Bem a engrenagem e sustentaçao do capital é o lucro, que se dá com a venda de produtos (bens de consumo) nos mercados.

Novos mercados e novos produtos é o que alimenta e renova o capitalismo, para terminar vou apontar um novo e grande mercado que ainda deixará o Capitalismo em vigor.

Africa. Em um continente em que é esperado a morte de 800 mil pessoas só de fome até o fim do ano, da para vender muita coisa. Catalogo de A a Z. E uma vida longa e de muito lucro pela frente.

Thiago Pink Silva
JPV - Curitiba
thiagopink@bol.com.br @ThiagoSilvaPV

Nenhum comentário: