segunda-feira, 24 de maio de 2010

Marina defende realinhamento entre PT e PSDB

A pré-candidata à presidência da República Marina Silva (PV) defendeu, nesta segunda-feira (24), a convergência entre PT e PSDB em nome de uma unidade governamental. "O Brasil está cansado dessa história, que toda vez fica uma guerra entre o vermelho e o azul", disse em entrevista à rádio CBN, pela manhã.

Para a senadora, é preciso trabalhar "na proposta de realinhamento histórico em cima do PT e PSDB para que se possa criar aquela governabilidade básica". Segundo ela, assim como o "PSDB tentou governar sozinho e ficou refém do fisiologismo dos democratas", o PT também se viu refém em relação ao PMDB.

Questionada sobre como fará para governar com minoria partidária no Congresso, Marina disse esperar que a sociedade brasileira possa escolher de acordo com a "vida (...) produtiva em termos da política" e não o vivo no sentido de "esperto", que qualificou sendo ruim para o Brasil.

Ao lembrar a composição de Ministério do Meio Ambiente, quando estava à frente, ela explicou se basear em três critérios: ética, capacidade técnica, capacidade de articulação política. Lembrou ainda que na pasta havia "acadêmicos, funcionários de carreira e pessoas que têm liderança política, mas que também tinham capacidade técnica". "E quando não era possível conciliar, nunca preferir o critério da política, era sempre a proposta técnica", disse. "Eu tenho dito que temos que nos livrar dessa chaga (de aparelhamento)".

A pré-candidata pelo PV também fez críticas ao presidente Lula em relação às multas por propaganda eleitoral antecipada. "Ele mesmo toma a atitude de fazer essas extrapolações. E aí é muito grave, porque eu acho que o exemplo tem que vir de cima. Eu sempre digo que quanto mais próximo do rei, mais alta é a forca", disse.

Redação Terra

Nenhum comentário: