terça-feira, 26 de junho de 2012

JPV organiza seminário da Fundação do Partido em Curitiba

Reportagem do site da Câmara Municipal de Curitiba. Evento promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel na direção técnica de Jose Paulo Toffano (FVHD), organização Raphael Rolim de Moura (JPV)  e mediado pelo vereador Paulo Salamuni (PV).

Cidades sustentáveis são tema de seminário
Ao mesmo tempo em que o mundo todo observa o Brasil, em razão da realização da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Câmara Municipal de Curitiba sediou, na tarde desta sexta-feira (22), o seminário Cidades Sustentáveis e seus Desafios, promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD). O assunto foi abordado em palestras por quatro especialistas, o diretor da FVHD, José Paulo Tóffano, o geólogo Renato Eugênio de Lima, o diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Clóvis Ricardo Borges, e a jornalista Tereza Urban.
De acordo com o vereador Paulo Salamuni, líder do Partido Verde, que mediou os debates, com toda a atenção que a Rio +20 está gerando para as causas ambientais, e com a iminência das eleições municipais, é necessário pensar sobre as relações entre cidade, natureza e qualidade de vida e sobre o papel que o poder público exerce nessas relações.
Quem abriu os debates foi José Paulo Tóffano, que é ex-deputado federal pelo estado de São Paulo. Ao falar sobre o conceito de sustentabilidade, Tóffano deixou claro que, hoje, não existem cidades sustentáveis. “O que há, são localidades com algumas ações pontuais”. Para ele, as questões ambientais são amplas e atingem todas as áreas da vida humana, como saúde e segurança, por exemplo. O especialista defendeu medidas para melhorar a convivência em ambientes urbanos, como a criação de planos de arborização, permeabilização do solo, maior utilização de ciclovias e a prática da reciclagem, reutilização, além da redução do consumo.
Na sequência, o geólogo e professor da Universidade Federal do Paraná, Renato Eugênio de Lima, relatou suas experiências em desastres ambientais, a maior parte deles causados por má ocupação do solo. Lima, que integra a equipe de coordenação e avaliação de desastres da ONU, alertou para o que classifica de “ações urbanas insustentáveis”, como a ocupação desordenada de áreas e o desmatamento. “Os deslizamentos em áreas de encosta são fenômenos naturais, mas a atividade humana transforma essas ocorrências em tragédias”, esclareceu. 
Por sua vez, o diretor executivo da SPVS, Clóvis Ricardo Borges, amparou sua exposição na ideia de que a conservação do patrimônio natural é uma condição para o desenvolvimento. Borges argumentou que, quanto menos áreas naturais existirem, menos qualidade de vida será percebida. Por isso, defende a criação de mais Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM).
Apresentando um panorama entre a cidade ideal e a real, Teresa Urban apontou a existência de uma crise social e ambiental. Para a jornalista, as cidades tornaram-se uma fábrica de problemas, pelo uso do espaço físico desigual e pela falta de gestão urbana. “Não há dúvida de que temos muitas dificuldades. Em função disso, precisamos de políticas públicas eficientes, sobretudo na área da mobilidade e do meio ambiente”, finalizou.
Também participaram do evento os ex-deputados federais Gustavo Fruet e Dra. Clair.




Mediador do debate, o vereador Paulo Salamuni diz ser necessário pensar sobre as relações entre cidade, natureza e qualidade de vida e sobre o papel que o poder público municipal exerce nessas relações.
Na opinião de José Paulo Tóffano, não é possível dizer que existem cidades sustentáveis. (Foto – Andressa Katriny)
O geólogo Renato Eugênio de Lima explicou que a maior parte dos desastres ambientais decorre da má ocupação do solo. (Foto – Andressa Katriny)
O diretor executivo da SPVS, Clóvis Ricardo Borges, defendeu a criação de mais Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) em Curitiba. (Foto – Andressa Katriny)
''As cidades tornaram-se uma fábrica de problemas, pelo uso do espaço físico desigual e pela falta de gestão urbana'', definiu a jornalista Tereza Urban. (Foto – Andressa Katriny)

Fonte: 
http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=18929






Nenhum comentário: